Vida de Aedes Aegypti
Vida de Aedes Aegypti

A dengue é  transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes  aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais  conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da  família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase  todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo  dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é o vector de doenças  graves, como o dengue e a febre  amarela, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de  saúde pública.
O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica  durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade  crepuscular (durante o amanhecer ou anoitecer) tendo como vítima preferencial o  homem.
Mosquito da Dengue
O mosquito da dengue tem cerca de 0,5 cm de  comprimento, é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas  pernas e suas asas são translúcidas. (Imagem: Emílio Goeldi)
De difícil controle, já que seus ovos são muito resistentes e sobrevivem  vários meses até que a chegada de água propicia a incubação, o mosquito da  dengue deposita seus ovos em diversos locais e rapidamente se transformam em  larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. Assim como na maioria  dos demais mosquitos, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação  de seus ovos; os machos se alimentam apenas substâncias vegetais e  açucaradas.
Os ovos dos mosquitos são depositados normalmente em áreas urbanas, em locais  com pequenas quantidades de água limpa, sem a presença de matéria orgânica em  decomposição e sais. Em função disso, a água é ácida. Normalmente, eles escolhem  locais que estejam sombreados e em zonas residenciais. Por isso, é importante  não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este  ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir.
Ciclo Mosquito da Dengue (Aedes Aegypti)
Ciclo Mosquito da Dengue (Aedes Aegypti)
O mosquito da dengue pode ser encontrado nas regiões  tropicais de África e da América do Sul, chegando à Ilha da Madeira, em Portugal  e ao estado da Flórida nos Estados Unidos da América. Nesta área, a presença do  mosquito está diminuindo em virtude da competição com outra espécie do mesmo  gênero, o Aedes albopictus. Porém o A. albopictus também é um vetor da dengue,  bem como de vários tipos de encefalite equina. A competição entre as duas  espécies ocorre devido ao fato de a fêmea do A. aegypti se acasalar tanto com o  macho de sua espécie quanto com o macho do A. albopictus que é mais agressivo e,  sendo de outra espécie, gera ovos inférteis, reduzindo assim a população de A.  aegypti. No Brasil, o único mosquito que transmite a dengue é o A.aegypti.
O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é sensível a repelentes baseados no  composto N,N-dietilmetatoluamida.
A dengue é transmitida pela fêmea do Aedes Aegypti. Seu ciclo de reprodução  do ovo-ovo é de 10 dias.  Quando o mosquito nasce, ela passa por quatro  estágios de crescimento, que podem durar oito dias no total. Depois ela se  transforma em pupa, estágio que dura, aproximadamente, dois dias. Depois de sair  da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se  reinicia.
Classificação
  • Ramo: Arthropoda (pés articulados);
  • Classe: Hexapoda (três pares de patas);
  • Ordem: Diptera (um par de asas anterior funcional e um par posterior  transformado em halteres);
  • Família: Culicidae;
  • Gênero: Aedes.
O mosquito da dengue (Aedes Aegypti)  é menor que os  mosquitos comuns, tem, em média, 0,5 cm de comprimento. Ele é preto com pequenos  riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o  ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.
O macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Já as fêmeas se  alimentam de sangue animal, principalmente humano. É no momento que está  retirando o sangue que a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o  ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não  haja dor na picada.
As fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da  tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois  costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.